Tranquilo, atencioso e muito brincalhão, assim é o bulldog francês. Porém ao contrário do que muitos pensam, ele não é de origem francesa, mas sim inglesa.
O pequeno pet gosta de se divertir, entretanto, é inegável que a sua doce essência faz dele um verdadeiro “cãopanheiro”. Portanto, o dono de um cachorro dessa raça tem a plena certeza que tem ao lado um companheiro para brincar, se aventurar ou somente relaxar.
Você é fã da raça bulldog francês, vai querer saber mais sobre esse pet. Continue acompanhando e veja as curiosidades desse cachorro que é muito dócil.
A história do bulldog francês
Há quem diga que o bulldog francês tem origem francesa. Afinal, o seu nome indica isso, não é mesmo? Entretanto, existem sinais que essa raça tem como antecessores o bulldog inglês, que foi cruzado com cães de caça de ratos do século XIX, por operários têxtis da Inglaterra.
Em meados de 1880, o cão ganhou a aparência que possui hoje em dia, por meio do desenvolvimento feito por comerciantes, mercadores de vinho e açougueiros. Mas rapidamente ficou conhecido em a classe operária, burgueses e artistas de Paris, tornando-se muito famoso no país.
O bulldog francês, inicialmente, foi uma grande auxiliar na caçada de ratos em diversos estabelecimentos europeus. Porém, seu carisma e doçura fizeram com que qualquer pessoa, independente da classe social, quisesse tê-lo como companheiro. Posição que é mantida até hoje. O surgimento da raça nos Estados Unidos pela primeira vez foi em 1896.
A raça teve um pico de popularidade e de vendas em 1913, sendo o resultado de uma apresentação de buldogues franceses realizada por um grupo de criadores em Nova Iorque. Eles saíram na revista Volgue, tornando-os mundialmente famosos.
Continua após a publicidade
Produtos DA HORA
Curiosidades sobre a raça
As ruguinhas tão amadas pelos fãs do bulldog francês vieram dos buldogues ingleses. Entretanto, elas foram criadas de forma proposital.
Eles não são de latir muito, mas não pense que isso é um problema. Pelo contrário, essa é uma raça muito inteligente. Afinal, eles amam “conversar”. A sua forma de comunicação é com bocejos, latidos e gargarejos.
Apesar de amar aventura e brincadeiras, o bulldog francês é uma raça de baixa energia. Isso porque o seu nariz achatado o deixa cansado com mais facilidade. Portanto, ele não consegue correr demais ou fazer longos períodos de exercícios.
Além disso, essa é uma raça sensível a críticas. Por isso, se você o repreender, ele leva a “bronca” a sério, isolando-se por um período. Então, saiba que eles respondem mais rápido quando são encorajados.
Os cuidados com um bulldog francês
Por ser um cachorro com os olhos um pouco mais saltados do que o normal, é preciso atenção na hora de brincar, para que ele não acabe sofrendo nenhuma pancada. Pois seus olhos são muito sensíveis. Além disso, limpe bem as dobrinhas, secando-as muito bem depois do banho para evitar uma dermatite.
A sua condição é de braquicefálicos, ou seja, tem o focinho amassado e curto. Isso faz com que o cachorro tenha dificuldades respiratórias. Portanto, brincadeiras e exercícios que exigem muito esforço dele não são os mais indicados. Para evitar o sedentarismo e o ganho de peso, pequenas caminhadas diárias são muito validas.
Além disso, durante dos dias mais quentes, o bulldog francês pode ter dificuldades para enfrentar o período. Portanto, garanta que ele beba muita água.
Se assim como nós você também gosta da raça bulldog francês, saiba que eles são excelentes companheiros e se adaptam muito aos ambientes em que vivem. Porém, eles se sentem melhor em ambientes internos aos externos. Afinal, ele sempre vai querer ficar perto do seu dono.
Gostou de saber mais sobre esse cãozinho muito dócil?
Compartilhe esse post com o seu amigo que também é apaixonado por pelo bulldog francês!
Paola Patrício
Jornalista, produtora de conteúdo para web, apaixonada pela Disney e amante de bons livros!